COLEÇÃO REDE INVISÍVEL
A coleção Rede Invisível surge como um chamado para a ação, uma forma de alertarmos que o problema e a solução está em nossas vidas e dentro de nossas casas, mesmo que o oceano pareça distante.
Em um desenvolvimento que durou 2 anos, coletamos redes nas praias de Florianópolis – SC e aplicamos em um sapato de forma artesanal.
Como uma marca pequena de moda consciente, sabemos que nossa criação não é uma solução direta para o problema.
Buscamos com nosso trabalho, inspirar mais pessoas e transformar a rede de pesca em uma rede de cooperação em busca de uma solução.
Qual é o problema?
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contém 97% de toda a água do planeta. A chave para a existência da vida é a água. É ela quem permite que a Terra seja única e habitável. Sem azul, não há verde.
Toda água que utilizamos depende dos oceanos, e a estimativa global é que já colocamos 8 milhões de toneladas métricas de plástico nos mares.
Nosso impacto na natureza não se trata apenas de canudinhos e copos plásticos descartáveis, precisamos ir além. Não podemos fechar os olhos enquanto 90% das aves marinhas já ingeriram plástico, fazendo com que, em um período de 60 anos, a população dessas aves tenha caído em quase 70%.
Um estudo feito pelo Laboratório Marinho de Plymouth junto com o Greenpeace apontou que 100% das tartarugas analisadas já ingeriram plástico.
Nossa produção e consumo desenfreados estão acabando com os oceanos. Isso significa acabar com a totalidade do planeta.
Talvez você tenha levado um minuto para ler esse texto até aqui, e durante esse tempo, um caminhão de lixo cheio de plástico e 1 tonelada de redes de pesca foram descartados nos oceanos.
A pesca fantasma é causada por materiais de pesca descartados e perdidos nas orlas ou em alto mar.
Quando essas redes são abandonadas, elas continuam matando milhares de animais que ficam enroscados.
Depois de muito tempo, quando começam a se decompor, isso pode levar até 600 anos, o plástico não some, transforma-se em micripolásticos que são facilmente confundidos com os plânctons, que são a base da alimentação de todos os ecossistemas marinhos. Aproximadamente 80% da vida do planeta vive nos oceanos e depende diretamente dos plânctons.
A organização não-governamental Animal Protection, estima que as redes de pesca abandonadas matem por ano mais de 136 mil animais marinhos. Isso acarreta em um declínio de 5 à 30% da população de algumas espécies e pode ser atribuído à pesca fantasma.
Quando nos deparamos com esses dados, é comum o sentimento de impotência diante de um impacto desse tamanho.
A SOLUÇÃO
É
COLETIVA
A solução desse problema só pode acontecer através de mudanças estruturais que surgem quando cada pessoa entende sua responsabilidade e toma ações. Temos que pensar menos individualmente, mais coletivamente e reaprender nosso poder político.